Técnicas de Estudo

5 razões pelas quais a sua estratégia de estudo não está funcionando (e o que fazer para mudar isso).

Por 22 de junho de 2016 Sem comentários

Para ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é preciso uma boa estratégia de estudo e muita dedicação.

Algumas pessoas precisam de uma ajuda para que possam se nortear e estabelecer uma rotina funcional de estudos que as ajudem a chegar mais perto da aprovação.

No artigo de hoje, vamos mostrar os erros mais comuns de estratégia de estudo para o exame da OAB e como consertá-la.

Confira!

  1. Falta de planejamento e organização

Na verdade, esses dois aspectos servem para tudo na vida. Porém, para estudar para o exame da OAB, elas são fundamentais. Pode-se até afirmar que o sucesso está intimamente atrelado a esses dois itens.

Sendo assim, o primeiro passo é estabelecer o ritmo de sua rotina de estudos: quantos dias da semana você vai estudar? Quantas horas por dia você poderá se dedicar inteiramente a isso?

Lembre-se: são 17 matérias que precisam ser estudadas a fundo, portanto, será necessário, também, estabelecer uma ordem para estudar cada uma delas, estabelecendo intervalos para que você possa descansar a mente e, assim, ser capaz de absorver mais o conteúdo.

Se você precisar de uma ajuda extra, nós podemos ajudá-lo avaliando suas forças e fraquezas e montamos um cronograma de estudo das disciplinas de acordo com a sua disponibilidade.

Tudo para que você encare esse grande desafio com bastante confiança.

  1. O ambiente de estudo está repleto de distrações

Procure um ambiente que favoreça a assimilação do conteúdo. Evite ficar deitado na cama, perto de TVs, rádios ou outras circunstâncias que possam desviar sua atenção e desperdiçar seu tempo dedicado ao estudo.

Não se esqueça de desligar seu celular ou deixá-lo na posição “não perturbe”. Cada minuto conta quando o assunto é estudar para o exame da OAB.

  1. Você não está respeitando o seu modo de aprendizado

O aprendizado é algo bastante pessoal. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e sua própria maneira de internalizar o conteúdo que está estudando.

Por exemplo, pessoas “visuais” precisam ver a matéria a ser estudada e, por isso, aprendem melhor quando a escrevem. Já as pessoas “auditivas” precisam ouvir a matéria para que esta seja internalizada.

Embora existam técnicas e mais técnicas de estudo para o exame da OAB, sua estratégia de estudo pode não estar funcionando porque simplesmente nenhuma dessas técnicas se encaixaao seu perfil.

Portanto, a dica aqui é procurar o que funciona para você: escrever, ler, falar em voz alta, tudo é válido quando o objetivo de aprender é atingido.

Disponibilizamos simulados que medem o quão eficiente sua rotina de estudo é. Dessa forma, se necessário, você será capaz de adequar sua rotina de estudos.

  1. É necessário conhecer o teste da OAB

O exame da OAB é dividido em duas fases, ambas eliminatórias. A primeira fase é composta por 80 questões que vão compreender as 17 matérias do edital do exame.

Por isso, uma das melhores maneiras de estudar para o exame é praticar a resolução dos exames anteriores.

Aqui em nosso site você tem acesso a todas as questões dos exames anteriores para que você possa avaliar o grau de dificuldade na resolução destas e determinar a sua melhor opção de estudo.

Além disso, você vai poder avaliar quais as matérias que mais precisam de sua atenção e quais os assuntos mais recorrentes nos exames.

  1. Ansiedade e nervosismo excessivos comprometem o seu desempenho

Ficar nervoso e ansioso por causa do exame é comum, porém o excesso dessas emoções pode comprometer o seu desempenho na hora de fazer o exame.

Se este é o seu caso, é necessário compreender que a prevenção é o melhor remédio. Lançar mão de exercícios de respiração e praticar atividades físicas como corrida, ou mesmo a caminhada, pode contribuir para que você mantenha a ansiedade sob controle e possa dar o seu melhor no exame.

Mesmo na fase de estudos, é preciso que você descanse corretamente. A mente sobrecarregada e cansada não só não consegue absorver conhecimento como tem maior facilidade em esquecer o que foi estudado. Cuidado.

Agora é mãos à obra! Boa sorte!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of