Técnicas de Estudo

4 Dicas para quem não tem tempo para estudar para o exame da OAB

Por 30 de junho de 2016 Sem comentários

Dicas para quem não tem tempo para estudar para o exame da OAB são bastante valiosas, pois muitos alunos se dividem entre estágios, cursos preparatórios e outras obrigações diárias.

Organização é a palavra chave que vai ajudá-lo a manter uma rotina de estudos suficiente para cumprir todos os seus compromissos do dia-a-dia e a se manter em dia para prestar o exame da OAB.

Deixe sempre seu local de estudo e material em ordem para que você não perca tempo precioso de estudo com isso. Essa organização já elimina 30% do tempo de estudo.

Tudo pronto e organizado, confira abaixo algumas dicas para que você seja aprovado sem precisar se enterrar nos livros.

  1. Prepare um cronograma de estudo e o siga rigorosamente

Seu tempo de estudo é limitado e, por isso, o melhor a fazer é estabelecer um cronograma para que todos os minutos sejam aproveitados e focados no exame da OAB.

Planeje e prepare um cronograma e o siga rigorosamente. Não esqueça de incluir horários para pausas breves e os horários das refeições para que você tenha energia para seguir com seu plano e atingir sua meta que é a aprovação no exame.

  1. Consulte e analise as edições anteriores do Exame da OAB

A prática leva à perfeição. Se você não tem tempo a perder, o melhor que pode fazer para otimizar seu estudo para o Exame da OAB é acessar as cinco edições anteriores para analisar as questões e poder estudar de maneira mais direcionada.

Obviamente a prova que você fará não será igual a nenhuma das que você vai estudar, porém essa estratégia poderá norteá-lo quando às matérias que mais costumam se repetir e os tipos de questões que poderá enfrentar.

Além disso, analisar as questões e consultar os gabaritos poderá contribuir para que você possa identificar as questões mais trabalhosas e que mais confundem os alunos, as famosas “pegadinhas”.

Ainda dentro desta dica, procure resolver os três últimos exames, respeitando o tempo de cada prova. O ideal é que você gaste 3 horas para cada uma delas.

Aqui em nosso site, você não só tem acesso às provas anteriores, como poderá fazer simulados que vão testar seus conhecimentos e ajudá-lo a ser preparar ainda mais para o exame.

  1. Priorize os assuntos mais importantes de cada matéria

Não se engane: todos os assuntos são importantes, mas ao analisar as provas das edições anteriores, você poderá determinar os assuntos que são mais cobrados de cada uma das matérias. Estude tudo, porém foque nos assuntos mais cobrados.

Uma outra estratégia é priorizar também os assuntos com os quais você apresenta maior facilidade e afinidade. Você certamente precisará de menos tempo para estudá-los e isso poderá garantir que você tenha tempo suficiente para estudar os que lhe apresentam maior desafio.

  1. Sinopses, legislações e súmulas: estudo obrigatório

Este provavelmente é o item que mais demandará tempo, porém é algo indispensável para quem vai prestar o exame da OAB.

Separe esses materiais (legislações, súmulas e sinopses) de cerca da metade dos principais assuntos cobrados.

Ler tudo sobre todos os assuntos é praticamente impossível em uma rotina de estudo mais limitada. Por isso, foque nos principais assuntos e os domine.

Considerações finais

Em pouco tempo você estará preparado para o desafio de ser aprovado no Exame da OAB. Essas dicas para quem não tem tempo de estudar para o exame da OAB vão possibilitar que você consiga estudar tudo o que precisa da melhor forma possível.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of